quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O QUE É A DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO ?

Observa-se num contexto estrutural que a Demonstração do Resultado do Exercício, fornece aos usuários das demonstrações contábeis um resumo dos resultados operacionais e não-operacionais da empresa durante um período, refletindo o efeito das decisões operacionais do gestor sobre, o desempenho empresarial e o lucro ou prejuízo calculado resultante para os acionistas em um período específico de tempo.
De uma forma sintética constam na Demonstração do Resultado do Exercício, as Vendas Brutas, Impostos, Devoluções e Cancelamentos, Vendas Líquidas, Custo de Produtos Vendidos, Lucro Bruto, Despesas Operacionais, Despesas Comerciais, Despesas Administrativas, Lucro Operacional, Despesas Financeiras, Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e Lucro Líquido do Exercício.
Esta estrutura representa um trabalho eficiente dos contadores ao confrontar os itens pertinentes das receitas com os itens pertinentes de custos e despesas, para o período que envolve o regime de competência e uma grande variedade de alocações de receitas e custos. Diferentemente do Balanço, essa demonstração apresenta os resultados das contas somente dentro do exercício. Essas contas são enncerradas em cada final de exercício e abertas para o início do novo período.
Fonte: Revista Mineira de Contabilidade, Ano I, n.1, 3º Trimestre, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do blog?
Então comente! ;)