sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vestibular 2011 > UFMG adotará Enem em substituição à primeira etapa do Vestibular

O Conselho Universitário decidiu, nesta quarta-feira, 5, por 32 votos a 18, que a UFMG utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à primeira etapa do Vestibular, para ingresso em 2011.
Eventuais mudanças na segunda etapa do concurso serão avaliadas e divulgadas pela Universidade dentro de 30 a 40 dias.
"Todos reconhecemos que o Enem é um avanço em relação ao sistema convencional, por ser um exame nacional, progressista, de boa qualidade, que dá oportunidade a todos os estudantes secundaristas do Brasil", disse o reitor Clélio Campolina ao final da reunião.
"Esperamos que essa seja uma etapa para que se elimine, em algum momento, o Vestibular", completou. Segundo Campolina, a decisão é válida para todo o sistema de ingresso na UFMG, incluindo cursos presenciais e na modalidade a distância.
O calendário das provas do Vestibular UFMG 2011 já estava definido, com realização da primeira etapa no dia 28 de novembro de 2010 e a segunda de 3 a 7 de janeiro de 2011. Com a decisão, os candidatos a vagas na UFMG deverão se submeter ao Enem, que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro.
"Teremos que aguardar o resultado do Exame Nacional, previsto para 6 de janeiro, e imediatamente fazer apenas um cruzamento de dados e programarmos a segunda etapa", explica o reitor.
Campolina lembrou que todos os países desenvolvidos adotam um sistema nacional de avaliação e que algumas das principais universidades brasileiras usam o Enem como mecanismo de ingresso. "Acredito que essa medida terá importante efeito de pressão para a melhoria do ensino público nos níveis fundamental e médio", avalia.
http://www.ufmg.br/copeve/site/index.php#3,338,Noticia

VESTIBULAR UFMG 2010

Vestibular UFMG 2010
Inscrições - Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais para o primeiro semestre de 2010 (UFMG 2010) que tem por objetivo preencher 6.600 vagas divididas em 75 diferentes cursos de graduação onde 240 vagas são para o campus de Montes Claros no norte de Minas Gerais e 6.360 vagas para a capital do estado, Belo Horizonte.
As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de setembro no site da UFMG e a taxa para participação no processo seletivo é de R$ 130. As provas do vestibular UFMG 2009 serão aplicadas em duas etapas, sendo a primeira no dia 29 de novembro e a segunda etapa acontecerá do dia 4 ao dia 11 de janeiro de 2010.
http://www.ufmg.br/copeve/site/index.php#-1