sábado, 4 de agosto de 2012

COMO MONTAR UM "HOC"?

Chamo de "HOC" o meu Home Office de Contabilidade e até brinco com a família na hora de ir trabalhar... "Papai vai pro HOC"...


A quantidade de pessoas que estão encarando o trabalho em casa aumenta a cada dia, com a temática da qualidade de vida como foco e a tranquilidade de estar próximo do escritório e da família (Útil/Agradável). Porém, é preciso ter cuidado extra na montagem do home office, em prol da qualidade do trabalho, do bem-estar e da saúde.
A primeira sugestão é também a mais óbvia: libere espaço para a montagem do escritório. Jogar fora coisas que não se usa mais costuma liberar de 15% a 20% de espaço. O escritório em casa deve ser funcional, mas, acima de tudo, agradável e confortável, com a virtude de ocupar uma área reduzida. O fundamental é que não lembre nem um pouco os escritórios convencionais, onde o profissional é obrigado a ir todos os dias, sugerem os mais renomados projetistas.

Além disso, a falta de espaço não é desculpa para deixar de organizar o ambiente de trabalho. Em +/- 3 M², é possível instalar uma bancada confortável, com 50 centímetros de profundidade e 90 centímetros de comprimento, armário, prateleiras ou nichos e um gaveteiro sob a bancada.

Se for trabalhar muitas horas por dia, o ideal é ter um ambiente com mais privacidade, que pode ser um quarto isolado, com chaves para evitar o trança-trança da meninada.

Instalações elétricas

Após a definição do melhor local disponível na casa ou no apartamento, verifique as instalações elétricas, pois serão necessárias tomadas e pontos extras para telefone e conexão de banda larga.

Mobiliário

Um mobiliário adequado, atendendo aos princípios de ergonomia, também previne doenças ocupacionais, como a LER (Lesão por Esforços Repetitivos). A altura ideal da bancada varia entre 70 e 75 centímetros, enquanto o mouse e o teclado devem estar posicionados de forma que o usuário apoie completamente o antebraço. E é preciso deixar espaço livre para que o profissional sente-se numa posição correta, formando ângulos de 90º entre tronco e antebraços, tronco e pernas, coxas e parte inferior das pernas e entre tornozelos e pés.

Iluminação

Quanto à iluminação, conte com uma janela ampla, mas evite instalar a bancada do computador contra a abertura, pois o reflexo da luz no monitor é prejudicial.

Mesmo com uma boa luminosidade, o ambiente deve contar com uma luz artificial geral e homogênea somada a uma iluminação pontual na mesa. O foco deve ser perpendicular, vindo da direita para quem é canhoto e da esquerda para os destros, já que, às vezes ficamos irritados ou com dores de cabeça devida a iluminação fraca do ambiente.

É ainda importante optar pela fiação camuflada, comprando uma bancada sob medida com fundo falso ou uma mesa com canaletas, que escondam a fiação, ou providenciar um painel falso cobrindo parte da parede atrás da estação de trabalho. É interessante também reunir duas ou três tomadas numa só parede, para evitar fios por todos os lados.

Organize-se!
Tenha à disposição somente os materiais que forem absolutamente necessários. Para lembretes e recados importantes, a dica é instalar um painel magnético.


Com relação aos móveis, a recomendação dos projetistas é preferir peças próprias para escritório, por serem ergonômicas e de fácil manutenção. Lembre-se ainda que mesas com desenho em C ou L evitam deslocamentos na cadeira, bordas arredondadas não machucam o corpo e tampos com superfícies opacas evitam que a luz se reflita e atrapalhe a execução do trabalho.

Prefira cores claras nas paredes e nos móveis, que dão a sensação de conforto visual e amplitude, sem tornar o ambiente cansativo, recolha seu lixo 2 vezes por dia, evite deixar restos de comida ou poeira. Para o piso, a sugestão é madeira, laminados e porcelanatos.

Aos meus amigos e leitores que estão começando ou estão tendo a coragem de abandonar o "emprego formal" para aderir ao "trabalho em casa", àqueles que querem se sujeitar às próprias regras, limites e agendas onde nada disso existe, pode ser estranho no início mas, a autonomia, a flexibilidade de horários, o vício pelo "trabalho", o tempo com a família,  o sol da manhã, ouvir suas músicas preferidas no talo enquando refresca a cuca, ser tratado como gente pelo gerente do banco, voltar a conviver com seus vizinhos, tomar café na padaria conversando com os amigos às 4 da tarde, prospectar novos clientes, fazer suas próprias reuniões de clientes em seu home office novo, é estimulante, motivador, prazeroso, é esplêndido, is beautifull e, blá, blá, blá, blá...  não há dinheiro que pague essa nova vida.

E então, vamos pro "HOC" ?