terça-feira, 1 de setembro de 2015

COMO ARTE PARA CONTABILIDADE - CAPÍTULO 1 - AS REFLEXÕES DE UM CONTADOR

Sempre fui vidrado em publicidade, trabalhei em agências (SMP&B e Filadélfia) mas, não tive a oportunidade de conhecer suas particularidades, já que minhas atividades foram de apoio administrativo/financeiro e algumas pinceladas nas áreas contábil e tributária sem muita expressão.
Hoje, mais maduro tenho uma ponta de arrependimento de não ter investido ou ter sido muito mais curioso do que sou e descoberto os segredos das cucas maravilhosas.
Quando criança fazia imitações de personagens animados, gostava de soltar a voz imitando locutores de rádios, narrando propagandas para venda de ofertas e coisa e tal...
Foi então que me propus a fazer o Curso de Locução da Escola Beth Seixas no final de 2008, com o professor Guino Carneiro (da antiga Rádio Terra, 107FM e Nossa Rádio), que foi muito importante para a vida, me tirando totalmente da rotina massante, conhecendo gente feliz e um outro mundo com N possibilidades.... participei de dois comerciais (Internet (2013) e TV (2014) e até me arrisquei no Design pela RedZero (início 2015) tentando aprender Adobe Ilustrator (difícil)... sempre acabo voltando para as minhas origens... a contabilidade aconteceu de uma forma natural em minha vida profissional e não consigo deixá-la em segundo plano, daí então, cheguei a seguinte conclusão:
A publicidade faz parte também da minha vida profissional, indiretamente, mas faz... É um plano B a ser estudado com afinco, sem data para ser colocado em prática, sem metas a atingir ainda e por enquanto só curto moderadamente, aprendendo com meus clientes todos os dias sobre esta área maravilhosa, cheia de curiosidades, que mexe com o entusiasmo, com a mente criativa, atrai olhares, dita comportamentos e tendências, apaixonante por natureza e brilhante do ponto de vista estratégico de uma organização.
Talvez um dia eu faça uma especialização nesta área, para entender as loucuras que os publicitários criam, sem regras, sem limites, livres para sonhar e entregar aos seus clientes a faca, o queijo e várias fatias já cortadas no prato, azeite e orégano... e se não for o que os clientes quiserem, estarão sempre prontos para criarem tudo novo de novo, sem mágoas, sem ressentimentos, sem deixar que o "não" de um cliente possa abalar a criatividade e que quanto mais "nãos" ouvirem, mais criativos serão, mais caros serão, mais sem limites serão, pois o propósito é esse... ter um estoque de coisas e ideias criadas que poderão servir para outros novos clientes e que as ideias recusadas hoje, poderão ser uma campanha extraordinária amanhã.
Quero ser assim: Um Contador Publicitário! Emoticon wink
Quero descobrir como ser criativo numa área cada vez mais travada pelo governo, tão formal, burocrática, dura e ao mesmo tempo sensível aos detalhes, estressante e sigilosa por excelência, senhora dos números, projeções futuras baseada no passado, com princípios, regras, postulados, portarias, instruções normativas, ordens de serviços, leis ordinárias e complementares, complexa, para guerreiros(as)....
Taí, acabo de descobrir que preciso reler "A Arte da Guerra", para ser o profissional que busco ser.
Não percam as cenas dos próximos capítulos de "Como Arte para Contabilidade"... rsrsrs