quinta-feira, 6 de junho de 2013

BRASIL. UM MANICÔMIO TRIBUTÁRIO.




É... 
Todos os dias aprendemos algo novo sobre a Legislação Brasileira.
Tem dias em que nos deparamos com tanta burocracia que desanima e em outros, conseguimos driblar até o que aprendemos, tínhamos certeza de que era certo ou errado e hoje a prática, ou melhor, arriscar no novo se tornou a certeza de que ninguém sabe tudo, tudo pode, tudo é legal e se destacará aquele que mais se arriscar.

Não há amparo, as informações são praticamente irracionais, desencontradas, de má qualidade e o pior, administradas pelos Call Centers terceirizados pelo Governo.

Nós Contadores e Contabilistas somos a categoria que mais se preocupa com a exatidão das coisas, lutamos para que dê tudo certo neste País, estamos sempre alí, acesos, como os olhos do gato no rato, atentos, afoitos por informações de qualidade, que nos tragam o mínimo de certeza e segurança.

Que a contabilidade no Brasil tem se tornado em quase toda a sua totalidade fiscalizatória, não tenhamos dúvidas, agora, aprender que temos que ficar do lado do Governo e quase sempre o do Cliente é esquecido, tem desestimulado uma gama de profissionais bons no mercado... afinal, para quem trabalhamos? Governo ou Cliente? Trabalhamos para o Governo e recebemos do Cliente? 

Foi nisso que a Contabilidade se tornou? Estudamos tanto para isso?? 
As faculdades não sabem nem mais o que ensinar aos seus Bacharelandos... Ensina-se hoje apenas o grosso, o resto, o mercado é quem se encarregará de ensinar e infelizmente, o Contador/Contabilista aprende do modo mais difícil e cruel, aprende com seus erros e com o bolso.

É como diz um amigo Contador, Sr. João Soares Neto da Cidade de Contagem/MG: “Só não erra, quem não trabalha!"

Será que estamos tocando o Brasil com a barriga literalmente?

A diversidade de negócios e a gama de leis, regras, instruções, normas, portarias, convênios, têm sido nosso martírio... 

Quem faz as Leis neste País, tem tanto advogado bom e bem pago para auxiliar, troca tantas idéias com os seus "companheiros" e mesmo assim, ainda acabam fazendo besteira... É incrível como se trata legislação no Brasil como se fosse uma caixinha de surpresas, daquelas que sai um soco quando se abre... Isso acaba com os nossos dias de vida...

Eu penso todos os dias: Ahhh, se eu fosse mais novo daria conta de absorver isso tudo mais fácil. Mas, depois constato que, a gente nunca tem tanta experiência o suficiente em contabilidade quando é novo. Isso revela o quanto é gigantesca a atuação desta ciência, o quanto se requer preparo, prática, envolvimento e dedicação, que quanto mais aprendemos, mais precisamos aprender, mais precisamos reservar parte do nosso dia para continuar absorvendo conteúdo, estudando casos, personalizando trabalhos, trazendo segurança aos nossos clientes e acompanhando de perto esse boom tecnológico e transitório chamado SPED.

E isso tudo tem que valer a pena, mesmo que ainda encontremos “clientes” para colocarem preços em nossos honorários e dizem o que temos que fazer com a empresa deles... (tsss tss tss!!! É doloroso!!! Estes eu estou dispensando...)

Ahhh se eu fosse 10 anos mais novo!!!! (Aja coração!)

Deus salve o Contador/Contabilista Brasileiro!!!