quarta-feira, 22 de julho de 2015

LIVRO DO CFC: MENSAGEM AO FUTURO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE


O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publica a oitava edição do livro “Mensagem ao Futuro Profissional da Contabilidade”, que é destinada àqueles que pretendem seguir a carreira da Contabilidade.
De fácil leitura, o livro aborda temas importantes para o futuro profissional, como o “Nível Cultural e Ético”, “O Código de Ética do Profissional Contador”, “Exame de Suficiência”, “A Atuação Profissional X Postura no Mercado de Trabalho”, “O Movimento Estudantil de Ciências Contábeis (Mecic)”, entre outros.
O que é a Contabilidade e o que dela faz parte são informações claramente definidas nos artigos 25 e 26 do Decreto-Lei n.° 9.295/1946. O campo das prerrogativas está automaticamente delimitado pela conceituação de Contabilidade. A Contabilidade tem o seu objetivo fundamental na gestão: o conhecimento dos efeitos desta no patrimônio, de forma a poder fornecer subsídios para a tomada de decisões corretas. Em 2010, foi sancionada a Lei n.º 12.249/2010, que alterou alguns dispositivos do Decreto-Lei n.º 9.295/1946. Com a nova redação, o CFC passou novamente a realizar o Exame de Suficiência, extinto em 2004; e editar Normas Brasileiras de Contabilidade. A Contabilidade tem por objetivo a apreensão e a quantificação, além do relato e análise das variações que sofre o patrimônio durante a gestão, tanto na sua qualidade como na sua quantidade. Sob este último aspecto, a Contabilidade tem por objetivo conhecer o fluxo de valores das entidades, o entendimento do “onde”, do “quando”, do “como”, do “quanto” e, principalmente, do porquê das alterações na riqueza da entidade. São atribuições privativas dos profissionais da contabilidade as dispostas nos artigos 25 e 26 do Decreto-Lei n.° 9.295/1946 e no Art. 3° da Resolução CFC n.° 560/1983. Os §§ 1° e 2° dessa Resolução definem o que é privativo dos contadores. A nobre profissão escolhida deve ser exercida com dignidade, lembrando sempre de que quando a pessoa se conscientiza de que o limite natural de seus direitos termina exatamente onde o direito do vizinho começa, a tranquilidade e a segurança se instalam no convívio social. 


Fonte e download do Livro: Portal CFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do blog?
Então comente! ;)