domingo, 31 de maio de 2015

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL DOS EMPREGADOS (ADMITIDOS DEPOIS DO MÊS DE MARÇO)

O desconto da contribuição sindical dos empregados corresponde a um dia normal de trabalho. É calculado em 1/30 da sua remuneração mensal no mês de março de cada ano.




De acordo com o art. 582 da CLT, o desconto da contribuição sindical dos empregados ocorrerá no no mês de março de cada ano.


Empregado Afastado

O empregado que se encontra afastado da empresa no mês de março, sem percepção de salários, por motivo de doença, acidente do trabalho ou licença não remunerada, deverá sofrer o desconto da Contribuição Sindical no primeiro mês subseqüente ao do reinício do trabalho, para o recolhimento ao mês posterior.


Aposentado

O aposentado que retorna à atividade como empregado fica sujeito normalmente ao desconto da Contribuição Sindical.
O art. 8º, inciso VII da Constituição Federal determina também que o aposentado filiado tem direito de votar e ser votado nas organizações sindicais.



Empregos Simultâneos

O empregado exerça atividade em mais de uma empresa, simultaneamente, este deverá contribuir em relação a cada atividade exercida.
Assim, o empregado que trabalhe em dois empregos distintos simultaneamente terá o desconto, de cada um dos dois salários que perceber, o valor de um dia de trabalho, como contribuição sindical, a ser recolhido ao respectivo sindicato da categoria profissional a que pertencer.



Admissão no Mês de Março

Deve-se verificar se o empregado não sofreu o desconto respectivo na empresa anterior, caso em que este não poderá sofrer outro desconto. Caso não tenha ocorrido qualquer desconto, o mesmo deverá ocorrer no próprio mês de março, para recolhimento ao sindicato em abril.


Admissão Após o Mês de Março

E aos casos de empregado admitidos após o mês de março, e que ainda não tenham contribuído, será o desconto efetuado no mês subseqüente ao da admissão. O recolhimento deverá ser no mês seguinte ao desconto. 
Dispõe a CLT: 
Art. 601 - No ato da admissão de qualquer empregado, dele exigirá o empregador a apresentação da prova de quitação da contribuição sindical.
Art. 602 - Os empregados que não estiverem trabalhando no mês destinado ao desconto da Contribuição sindical serão descontados no primeiro mês subseqüente ao do reinício do trabalho.
Parágrafo único - De igual forma se procederá com os empregados que forem admitidos depois daquela data e que não tenham trabalhado anteriormente nem apresentado a respectiva quitação."


Exemplo: Empregado admitido no mês de abril, sem o desconto da contribuição sindical no ano. 
- O desconto será realizado na folha de pagamento do mês de maio;
- E o recolhimento que o empregador deverá realizar será até o dia 30 de junho.



Rescisão de Contrato de Trabalho no mês de Março

De acordo com a CLT, o desconto da contribuição sindical dos empregados ocorrerá no no mês de março de cada ano.
Havendo a dispensa do empregado dentro do mês de março, a empresa deverá efetuar o desconto da contribuição sindical na rescisão de contrato de trabalho do empregado.



Rescisão Contrato Trabalho após o Mês de Março

Aos empregados contratados após o mês de março, o desconto da contribuição se dará no mês subsequente à admissão, conforme disposto no art. 602 da CLT.
Já no caso de haver o desligamento do empregado dentro do mês da sua contratação, após o mês de março, a empresa não está obrigada a realizar o desconto da contribuição sindical deste empregado.


Exemplo: Empregado admitido em 03/04/2015, sem ter sofrido o desconto da contribuição sindical do ano 2015, que vem a ser dispensado no dia 30/04/2015, não terá o desdonto da contribuição sindical, uma vez que o respectivo desconto seria realizado na folha de pagamento do mês de maio. Como o empregado foi dispensado antes, não é obrigatório o desconto da respectiva contribuição sindical na rescisão de contrato.

Fonte: http://www.cursosnovaera.com.br/noticias/contribuicao-sindical-dos-empregados-marco-2015/#sthash.srqPJs3A.dpuf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do blog?
Então comente! ;)