terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

MANSO QUE NEM GATO DE PADARIA!


É o que a gente tem comentado aqui na lista desde o início do ano passado: “Estamos trabalhando de graça para o governo, com direito a chibatadas e multas!”...
Vocês se lembram daquela minissérie que passou no SBT há uns 25 anos atrás?
É... RAÍZES...
Me lembro até hoje dos escravos sendo açoitados até a morte, muitos contraíam doenças pela desnutrição, outros morriam pelo descaso, pelo desgosto, pelo trabalho forçado e pela falta de dignidade.
Estamos vivendo dias de horror na contabilidade, que aliás, diga-se de passagem, quem está conseguindo fazer contabilidade de verdade diante de um cenário triste deste?
No ano passado, vários colegas e eu ficamos monitorando o site da RFB e postando novas informações pelo Fórum Contábeis.com até altas horas da madrugada, no intuito de conseguirmos entregar a DCTF em dia. Simplesmente, prorrogam o prazo de entrega, não nos dão satisfação e a gente ainda acha que está lucrando sem a  mínima consideração por parte da RFB ou pelos Conselhos.
Sinceramente, se “Conselho” fosse bom... rsrsrsrs  né?
Estamos nos tornando meros “Entreguetes” do fisco, daqui a pouco os cariocas irão lançar nosso funk: 

Quando ele vê o fisco ele mexe... 
contabilista entreguete...
rebola pra entregar o Dacon e DCTF, 
cont, cont, cont, contabilista entreguete

Se a DIRF e RAIS não foram entregues,
cont, cont, cont, contabilista entreguete
Não entregou a GFIP, nem o SPED,
aaaaaaaiiiiii contabilista entreguete... 

Brincadeira pessoal! rsrsr
Sabem o que eu acho mais louco?
É quando a base aliada do governo vota uma Lei e depois “pensam” direitinho e voltam atrás, demonstrando a total incompetência sobre determinados assuntos, para os quais foram habilitados e são bem remunerados para isso.
Fico imaginando aquele monte de secretários, ministros e demais baboseiras políticas com a pança engravatada em cima da mesa, fuçando e digitando com um dedo só, esperando a morte chegar, ocupando o lugar de quem tem garra e força e coragem para mudar este País. (uma espécie de "João Plenário" - Personagem de Saulo Laranjeira na Praça é Nossa do SBT)
Tenho certeza de que se juntássemos os melhores Advogados, Contadores, Economistas e Administradores renomados que o Brasil tem, faríamos uma verdadeira reforma tributária ao contrário do que é feito hoje, esse caos e emaranhado de leis que se contradizem o tempo todo.
Quem deveria nos dar satisfações seria o próprio Governo, afinal não são eles que têm todo o tal de aparato tecnológico para “cruzar” os dados que querem?
Puxa, que apresentassem então suas apurações e levantamento de dados, para que nós, contadores/contabilistas, pudessem efetuar a conciliação, aprovação  e validação destes dados via certificado digital... se estivessem corretos, ótimo, sinal que o fisco está trabalhando direitinho... se não, aí sim, moveríamos céus e terra para que nossos clientes não fossem injustiçados financeiramente.
Se entregassem via e-mail dentro de cada caixa postal dos contribuintes no e-CAC, uma declaração com base no que foi apurado em meio aos tantos cruzamentos de dados que a Receita Federal, a Procuradoria Geral da Fazenda, Secretarias de Estado, Prefeituras, Cartórios, Bancos, Operadoras de Cartões de Créditos, Lojas, Polícias e outros, para que nós, Contabilistas/Contadores, com base em nossas demonstrações contábeis fidedignas, conferíssemos com afinco, creio que só assim, poderíamos pensar em aceitar que todo esse aparato fiscal que insiste em sugar o suor de nosso trabalho e expor as vísceras tributárias de nossos clientes, aplicassem suas multas e juros pela nossa falta de capacidade.
 
Puxa vida, o fisco também não é um usuário da contabilidade? Então parem com esse negócio de multas, pressões, prazos... isso está nos deixando loucos e não faz bem para ninguém!!
 
Somos iguais aos caminhoneiros, levamos informações para todos os cantos do Brasil e do Mundo... então, ouso dizer também que: SEM CONTADOR, O BRASIL PARA!!!!
 
É meus caros colegas, quando dizem que o papel do Contador brasileiro mudou, que agora ele apenas será gestor de informações de seus clientes, eu fico sempre com o pé atrás e me pergunto:
 
_Será que estamos tratando o “Leão” como se fosse um gato manso de padaria?
É... um dia ele avança e morde o nosso dedo atrás de mais comida...
Como dizia Lulu Santos: Assim caminha a humanidade...
 
Esse é o nosso Planalto Central!!!
 
Esse lance de que eu sou Brasileiro e não desisto nunca, já está começando a não funcionar mais comigo... busco forças na paixão pelo ofício mas, confesso que às vezes esta paixão me sufoca, me tira do sério, me revira o cérebro e me faz sentir o último dos homens, vivendo entre o amor e o ódio. Certo dia estamos apaixonados pela profissão, buscamos nos aprofundar um pouco mais, testamos alternativas, como a criança que ganha brinquedo novo... mas, ai se a rodinha arranca... rhummmm que dureza!!! (Como dizia minha mãe: Caçou guerra!!!) Dá vontade de matar quem tá perto e penso lá no Luca Pacioli... puxa que cérebro lindo tinha aquele moço... rsrsrs consolidou algo tão magnífico, tão simples, tão correto e tão bonito... mas, veio a era digital e trouxe um mix de obrigações e prazos cada vez mais apertados e com facadas certeiras no intelecto da pessoa, cada vez mais sacrificante, mais massante, mais protetora, mais vil, cruel e Pantagruélica... Ufa!!!!
 
Acho que vou escrever um livro, quem sabe isso dá mais retorno e menos dor de cabeça? rsrsrs

É isso aí...
Nome de escritor eu já tenho... só me falta o dom de escrever bonito.
 
Abraços meus caríssimos contabilistas Brasileiros!!!

JOELSON VERÍSSIMO
Técnico e Contador
CRCMG 087.166/O
(31) 8473-9329
atendimento@contador24h.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do blog?
Então comente! ;)