Introdução
Reunimos aqui as dúvidas mais comuns quanto à calculadora HP-12C, esta fantástica ferramenta de trabalho da maioria dos Contadores, Contabilistas, Economistas e Administradores.
|
Testes de Funcionamento
Para verificar se sua calculadora está funcionando corretamente, existem alguns testes que você poderá fazer. Isso é particularmente útil no momento de adquirir sua máquina com segurança. Realize em sua máquina os seguintes testes:
• Se a calculadora não responde ao acionamento de teclas
Pressione simultaneamente as teclas PMT e ON e as solte.
• Para testar o teclado e o visor
Com a calculadora desligada, mantenha pressionada a tecla • (ponto) e pressione a tecla ON com um outro dedo. Isso fará com que quatro segmentos do visor fiquem acessos. Inicie agora o pressionamento sucessivo de todas as teclas, da esquerda para a direita e de cima para baixo, a começar pela tecla n (n, i, PV, etc...). A tecla ENTER será pressionada duas vezes: uma quando estivermos percorrendo a terceira linha de teclas e outra quando estivermos na quarta ou última linha de teclas. Ao terminar o teste, quando devemos ter acabado de pressionar a tecla +, deverá aparecer uma das duas mensagens:
◊ o número 12 indicando que o teste foi bem sucedido e que não há nenhum problema com o visor nem com o teclado da máquina;
◊ a mensagem Error 9, indicando que alguma tecla foi apertada fora de ordem ou que existe algum problema com teclas ou visor. Repita o processo e verifique se a ocorrência se repetirá.
• Para se testar o circuito eletrônico da máquina.
Com a calculadora desligada, mantenha pressionada a tecla X e pressione a tecla ON com um outro dedo. A calculadora entrará no modo de execução e a mensagem running aparecerá no visor por alguns segundos. Depois disso, todos os segmentos ficarão acessos, formando a mensagem:
-8,8,8,8,8,8,8,8,8,8,
além dos indicadores de estado
USER f g BEGIN GRAD D.MY C PRGM
exceto o asterisco (*) indicador de bateria fraca.
Configurações
• Para trocar o ponto decimal pela vírgula decimal (e vice-versa)
Desligue a calculadora. Agora com a tecla • (ponto) pressionada, ligue-a. Aconselho ao aluno a deixar a vírgula como separadora das casas decimais, pois este é o modo adotado no Brasil.
• Para limitar o número de casas decimais
Pressione a tecla amarela f e, em seguida, a tecla numérica indicadora do número de casas decimais com que se deseja visualizar. A calculadora mostrará apenas o número de casas decimais especificado. É aconselhado a utilização de 2 casas decimais (digitando f 2), principalmente devido aos centavos. Apesar disso, a HP continuará com o número de 9 casas decimais em seu interior, mesmo mostrando apenas 2 casas. Quando precisar exibir mais de duas casas decimais, digite f seguido do número necessário. Atenção: Estes procedimentos arredondam o número considerado. Vamos exemplificar:
Observe que o número digitado foi 8,304 mas a calculadora o exibe como 8,30 (duas casas decimais). Já os outros dois valores apresentam a terceira casa decimal 5 e acima de 5 (6). Isso faz com que as segundas casas sejam arredondadas de 0 para 1 (sempre aumenta 1 unidade). A explicação do fato é que 8,306 está mais próximo de 8,310 do que 8,300. Já 8,305 por estar no meio, a máquina arredonda para cima, pois neste caso tinha que escolher. No entanto, em qualquer caso, a calculadora manterá o número original em seus cálculos, a não ser que a função RND seja usada.
• Para utilizar um número como o mesmo é mostrado no visor
A calculadora pode mostrar um número de forma diferente, como o usuário configurou com as teclas f e o número de casas decimais desejado. Assim, a fração 1/7 quando a máquina estiver mostrando apenas 2 decimais será:
embora se pressionar f 9, a calculadora exibirá mais casas decimais:
Agora, se as teclas f RND forem pressionadas, o número interno ficará igual ao mostrado no visor:
Algumas Operações • Para elevar à potência
Utilizar a tecla y x para elevar um número y a uma base x que está no visor:
3 4
No entanto, quando o expoente for 2, pode-se usar um caminho mais curto:
12 2
• Para tirar a raiz quadrada
Taxa de Juros de um Financiamento
Uma das utilidades mais imediatas do dia a dia é o cálculo da taxa cobrada pela empresa financeira, seja na compra de um automóvel, seja na compra de um liquidificador. Para se tornar um expert, é necessário, no mínimo, um curso. No entanto, para resolver uma situação simples, por enquanto, decore os passos abaixo:
Seja o financiamento de um automóvel no valor de R$ 15.000,00. A entrada de 30% será dada e o restante será pago em 24 parcelas de R$ 620,00. Encontre a taxa mensal de juros.
Antes de digitar o que está acima, verifique se não se encontra no visor a indicação BEGIN , indicadora do modo de financiamento onde a entrada tem o valor das parcelas (não é o caso). Se estiver, pressione as teclas g END . Inicialmente, limpamos os registradores financeiros com as teclas f CLEAR FIN . Depois, introduza o valor do bem, 15.000 e desconte a entrada de 30%. Em seguida, o valor é armazenado no registrador PV . Introduza 24 no registrador n , representando o prazo e o valor das parcelas, 620,00, com o sinal negativo, indicando fluxo de caixa de saída (portanto, negativo). Assim, pressione a tecla i e finalize o problema, encontrando a taxa de juros de 3% ao mês.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do blog?
Então comente! ;)