quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CONTABILIDADE: Símbolo da escravidão e do zelo pelo patrimônio alheio!

Quando envio uma proposta solicitada por um novo cliente e o mesmo diz "Ahhh mas, o fulano faz pela metade do preço", eu procuro ressaltar as qualidades e os benefícios que o meu escritório proporciona e cito os casos em que recebo diariamente clientes que vêm de outros escritórios e pagavam honorários irrisórios mas, que também não tinham seus impostos recolhidos corretamente, seus balancetes em dia para tomada de decisões, suas obrigações acessórias entregues nos prazos e uma série de outros benefícios como uma consultoria bem feita e planejamento tributário e assessoria gerencial.
Cansei de trazer clientes com mais de 05 anos que pagavam seus contadores e sequer tinham um livro contábil registrado, uma GFIP entregue ou os impostos recolhidos corretamente, às vezes, nunca tinham trocado uma palavra com seu contador.
Eu implantei no meu escritório a transparência e a ética como valores fundamentais no diferencial para combater estes "concorrentes desleais", que recebem honorários que mal pagam a anuidade do CRC, que apenas geram no site do Simples os impostos , sem se preocuparem com a saúde financeira dos seus clientes, nem ao menos fazem o livro caixa e quando chega a hora do cliente dar adeus e procurar um novo contador, o momento desta transição é moroso, é doloroso, é triste... é a hora em que a gente pega firme com Deus e pergunta ao sujeito: "Mas, e as declarações que você não entregou? E os balancetes? E o Livro Caixa? E as GFIP's? E os Livros Obrigatórios?"... e o sujeito responde: "Não deu tempo!"... "É... realmente o cliente não pagava os honorários suficientes para que eu fizesse o trabalho todo!"... ou "Combinamos a metade do preço, então, fiz a metade dos serviços!"... ou..."Mas, o cliente nunca me cobrou isso!" ou ainda, "Não foi combinado isso na época (não tem contrato)!"... Puts! Essa é a pior hora!
Hoje, posso dizer que, escolho a dedo quem eu vou escriturar, gerenciar e dedicar o meu tempo que passei no curso técnico em contabilidade e na universidade, aprendendo como não se deve fazer.
Precisamos fazer um movimento de valorização da nossa profissão, pois, estamos nos tornando escravos de nível superior!
A C O R D A C O N T A D O R ! ! !
Joelson Veríssimo
Contador24Horas®

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do blog?
Então comente! ;)