terça-feira, 24 de setembro de 2013

SOBRE O MARKETING MULTI NÍVEL "MMN"?



Bom pessoal, vou postar minha opinião sobre este tipo de "negócio":

De acordo com a WikipediaMarketing Multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores1 . Diferencia-se do chamado “esquema em pirâmide” por ter a maior parte de seus rendimentos oriunda da venda dos produtos, enquanto, na pirâmide, os lucros vêm, apenas ou maioritariamente, do recrutamento de novos vendedores1 . Nos Estados Unidos, uma forma de diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, senão é pirâmide2 .
Agora, são os anúncios nas páginas amarelas on line, mas, é o mesmo esquema: Você compra um pacote/pack/kit, usa e indica para alguém... Esse alguém repete o que você fez (você ganha parte de volta do que “investiu”) e assim sucessivamente...

O problema deste e de outros tipos de Marketing de Rede (piramidal), é justamente o produto a ser comercializado. Sempre quem bolou o esquema é que ficará com a maior parte do bolo.

Assim, para se dar bem neste tipo de negócio, você terá que criar/inventar um novo produto, de fácil aceitação, de fácil distribuição/logística, de remuneração, bônus e comissões atrativas e que gire rápido.

Tenho como referência em MMN o Sérgio Buaiz, cara que acompanho desde 2001 e que foi um dos primeiros a escrever sobre o assunto em livros e mídias sociais.

Hoje no Brasil, parte do e-commerce é praticado via MMN através das redes sociais, que detêm poderes para alavancar ou destruir empresas com base em experiências e opiniões relatadas pelos usuários, que se espalham como vírus pela Internet (também chamado de Marketing Viral, de rede, de rede sociais, de relacionamento/Networking e por aí vai...).

Nestes 12 anos conheci um pouco deste universo MMN, procurando entender seus defeitos e qualidades, desde as primeiras empresas virtuais de Pay Per Clicks aqui no Brasil, a portuguesa PubliPT, empresas que dizem pagar para você responder pesquisas, entre outras, como a PayPerMail, PolishopAMWAY, PBW, Nu Skin, Monavie, Omnilife, Agel, Pano Mágico, Nature Sun Shine, Suco de Noni, Forever Living Produtcs, Herbalife, Caixa Forte, entre outras estrangeiras que propunham o pagamento em moedas virtuais e-Gold e PayPal.
Por se tratar de obter remunerações rápidas, com pouco ou nenhum investimento, todo cuidado é pouco e já caí em golpes de enviar cheques para uma caixa postal no Rio Grande do Sul, esperando receber um tal kit para trabalhar com correspondências/mala direta em casa e nunca mais vi o dinheiro... normal...
Algo que venho experimentando no meu Blog é o Google Adsence (O Google AdSense é um programa gratuito que permite que editores on-line gerem receita, exibindo anúncios relevantes em uma ampla variedade de conteúdo on-line) onde tenho US$ 61,93 e tenho que obter US$ 100,00 para ver a cor do dinheiro.
Bom... venho pesquisando sobre este tema desde 2001 e qualquer novidade corro para verificar o que está por trás, quem são os “donos” do negócio, verifico a ficha dos envolvidos e leio muito sobre a opinião das outras pessoas.

Quem sabe um dia ainda crio algo virtual (Infoproduto) capaz de abastecer minha conta bancária enquanto eu estiver na praia, dormindo ou passeando com a família, cada vez que um cidadão ao redor do mundo fizer um download do meu “infoproduto”? (já ouço o barulhinho da caixa registradora..rsrsrs  °($..$)°
Boa essa, heim??? kkkkkk (vai que cola!!!)

Quem sabe o MMN funcione para a Cachaça Brasileira???? (Cachaceiro é o que não falta kkkkkkkk ainda mais agora que é produto de exportação...)

Vamos pesquisando, uma hora a $orte bate na porta!

Abraços!

Técnico em contabilidade
Contador e Blogger