terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Postei no SYNAPSESHUB a minha história profissional



Já que a Receita Federal parou seu site no Carnaval, pesquisa vai, pesquisa vem, achei interessante o SynapsesHub e resolvi participar com minha experiência própria.
Bom, como todos já sabem, meu nome é Joelson Veríssimo, 34 anos, Belo Horizontino, casado, pai de três garotos maravilhosos,  técnico em contabilidade (1996), bacharel em ciências contábeis (2007) e Blogger (2010).
Vou contar um pouco da minha experiência como empreendedor no ramo de contabilidade:
Após trabalhar mais de 15 anos para empresas como funcionário, resolvi criar um blog voltado para o seguimento de contabilidade e improvisei um mini escritório dentro do quarto de casal, no apartamento de 02 quartos alugado onde moramos de Novembro de 2001 a Agosto de 2010.
Naquele Janeiro de 2010, tinha apenas um cliente, o qual me rendia menos de R$ 200,00 por mês e me lancei de vez neste mercado a procura de  microempresas para contabilizá-las. Implantei novas ferramentas úteis aos colegas contabilistas no Blog (http://contador24horas.blogspot.com.br), passava horas e horas buscando informações de qualidade, tentando angariar clientes enviando promoções por e-mail a amigos e parentes, e, com uma frase que não saía da minha cabeça, lida em resposta a um e-mail para o meu ex-professor de Contabilidade Comercial na FUMEC (2004) e ex-presidente do CRCMG, Professor Paulo Consentino, quando lhe perguntei como conseguir clientes no ramo de contabilidade: 
"Se você tiver o local, os clientes serão consequência!
O local surgiu e com ele clientes interessado em meus préstimos, fechando aquele ano de 2010 com cerca de 10 clientes ativos.
Com muito esforço e um home office de contabilidade com a proposta de funcionamento 24/7, via celular, Skype, Twitter, Facebook, MSN, e-mail e Blog, minha dedicação e as madrugadas a fio, acabaram por me deixar esgotado e o cansaço me abateu com força... daí, tive que optar por sair da empresa onde trabalhava na área financeira, para cuidar apenas da Contador 24h Serviços Contábeis Ltda.-ME (minha menina dos olhos).
Alguns clientes saíram, talvez por julgarem que esta minha decisão impactaria negativamente em seus negócios ou que fora um tanto quanto drástica, fora de propósito ou desnecessária, já outros aplaudiram e vieram a se tornar meus clientes e admiradores profissionais.
Hoje, em 2013, não tenho ainda os vários clientes como gostaria (amo os que tenho), o faturamento está médio/baixo, porém, tenho mais liberdade, flexibilidade de horários (lógico que trabalho muito mais), trabalho mais feliz, convivo mais e acompanho os meus filhos crescerem, não tenho mais o trânsito caótico de Belo Horizonte e o "Anel Sanguinorrodoviário" para enfrentar todas as manhãs (meus ombros relaxaram), sobrevivo e sustento minha família com os rendimentos deste, que passou de um simples mini home office dentro de um quarto de casal, para um pequeno escritório dentro de um quintal, com equipamentos de informática adequados, mobiliário moderno, sistema de contabilidade robusto, armários em aço, inteligência e força de vontade em 25M². (é o local onde mais gosto de ficar)
Para este este ano, minha meta é captar mais 5 clientes microempresas prestadoras de serviços em Belo Horizonte, participar do "Contabilizando o Sucesso" e trazer minha esposa para trabalhar comigo.
Continuo com minhas planilhas de controle do orçamento doméstico, procurando equilibrar as finanças e levar uma vida tranquila, sempre pensando que podemos melhorar ainda mais, dia após dia, tarde, noite ou madrugadas futuras.
O aprimoramento, métodos, comportamentos, técnicas e inovações tecnológicas têm que ser acompanhados diariamente e para isso, acompanho blogs, fóruns, troco ideias com outro colegas e mantenho um arsenal de e-books para complementar meus estudos da educação continuada.
Aprendi também no "Encontro com Deus" ocorrido nos dias 09, 10 e 11 de Março de 2012, que além de Contador, sou Guerreiro, como diziam os pastores da Comunidade Cristã Zona Sul no acampamento, Guerreirão... que tirou do papel um sonho e coragem da fé em Deus.
E foi esta história que postei hoje no Synapseshub, uma plataforma fomentadora da nova geração de empreendedores.
Conheça você também e tire suas ideias do papel, pois, coragem sei que tens!

Joelson Veríssimo
Contador 24h