quarta-feira, 30 de maio de 2012

MACETES DA HP-12C


Calculadora HP-12C

      

 
Introdução 
 
Reunimos aqui as dúvidas mais comuns quanto à calculadora HP-12C, esta fantástica ferramenta de trabalho da maioria dos Contadores, Contabilistas, Economistas e Administradores.
 
  

  
Testes de Funcionamento 
  
Para verificar se sua calculadora está funcionando corretamente, existem alguns testes que você poderá fazer. Isso é particularmente útil no momento de adquirir sua máquina com segurança. Realize em sua máquina os seguintes testes: 
  
• Se a calculadora não responde ao acionamento de teclas 
Pressione simultaneamente as teclas PMT e ON e as solte. 
  
• Para testar o teclado e o visor 
Com a calculadora desligada, mantenha pressionada a tecla • (ponto) e pressione a tecla ON com um outro dedo. Isso fará com que quatro segmentos do visor fiquem acessos. Inicie agora o pressionamento sucessivo de todas as teclas, da esquerda para a direita e de cima para baixo, a começar pela tecla n (n, i, PV, etc...). A tecla ENTER será pressionada duas vezes: uma quando estivermos percorrendo a terceira linha de teclas e outra quando estivermos na quarta ou última linha de teclas. Ao terminar o teste, quando devemos ter acabado de pressionar a tecla +, deverá aparecer uma das duas mensagens: 
  
◊ o número 12 indicando que o teste foi bem sucedido e que não há nenhum problema com o visor nem com o teclado da máquina; 
◊ a mensagem Error 9, indicando que alguma tecla foi apertada fora de ordem ou que existe algum problema com teclas ou visor. Repita o processo e verifique se a ocorrência se repetirá. 
  
• Para se testar o circuito eletrônico da máquina. 
Com a calculadora desligada, mantenha pressionada a tecla X e pressione a tecla ON com um outro dedo. A calculadora entrará no modo de execução e a mensagem running aparecerá no visor por alguns segundos. Depois disso, todos os segmentos ficarão acessos, formando a mensagem: 
-8,8,8,8,8,8,8,8,8,8, 
além dos indicadores de estado 
USER f g BEGIN GRAD D.MY C PRGM 
exceto o asterisco (*) indicador de bateria fraca. 
 
 
Configurações 
 
• Para trocar o ponto decimal pela vírgula decimal (e vice-versa) 
Desligue a calculadora. Agora com a tecla • (ponto) pressionada, ligue-a. Aconselho ao aluno a deixar a vírgula como separadora das casas decimais, pois este é o modo adotado no Brasil. 
 
• Para limitar o número de casas decimais 
Pressione a tecla amarela f e, em seguida, a tecla numérica indicadora do número de casas decimais com que se deseja visualizar. A calculadora mostrará apenas o número de casas decimais especificado. É aconselhado a utilização de 2 casas decimais (digitando f 2), principalmente devido aos centavos. Apesar disso, a HP continuará com o número de 9 casas decimais em seu interior, mesmo mostrando apenas 2 casas. Quando precisar exibir mais de duas casas decimais, digite f seguido do número necessário. Atenção: Estes procedimentos arredondam o número considerado. Vamos exemplificar: 
 
PressioneVisor
f 20,00
8.304 ENTER8,30
8.305 ENTER8,31
8.306 ENTER8,31

 
Observe que o número digitado foi 8,304 mas a calculadora o exibe como 8,30 (duas casas decimais). Já os outros dois valores apresentam a terceira casa decimal 5 e acima de 5 (6). Isso faz com que as segundas casas sejam arredondadas de 0 para 1 (sempre aumenta 1 unidade). A explicação do fato é que 8,306 está mais próximo de 8,310 do que 8,300. Já 8,305 por estar no meio, a máquina arredonda para cima, pois neste caso tinha que escolher. No entanto, em qualquer caso, a calculadora manterá o número original em seus cálculos, a não ser que a função RND seja usada. 
 
 
• Para utilizar um número como o mesmo é mostrado no visor 
A calculadora pode mostrar um número de forma diferente, como o usuário configurou com as teclas e o número de casas decimais desejado. Assim, a fração 1/7 quando a máquina estiver mostrando apenas 2 decimais será: 
 
PressioneVisor
1 ENTER1,00
7     ¸0,14

 
embora se pressionar f 9, a calculadora exibirá mais casas decimais: 
 
PressioneVisor
f 90,142857143
f 40,1429

 
Agora, se as teclas f RND forem pressionadas, o número interno ficará igual ao mostrado no visor: 
 
PressioneVisor
f RND0,1429
f 90,142900000

 
 
Algumas Operações 
 
• Para elevar à potência
Utilizar a tecla para elevar um número a uma base que está no visor: 
 
4
PressioneVisor
3 ENTER3,00
4 y x81,00

 
No entanto, quando o expoente for 2, pode-se usar um caminho mais curto: 
 
12 2
PressioneVisor
12 ENTER X144

 
• Para tirar a raiz quadrada 

PressioneVisor
30 g 5,48

 
 
Taxa de Juros de um Financiamento 
 
Uma das utilidades mais imediatas do dia a dia é o cálculo da taxa cobrada pela empresa financeira, seja na compra de um automóvel, seja na compra de um liquidificador. Para se tornar um expert, é necessário, no mínimo, um curso. No entanto, para resolver uma situação simples,  por enquanto, decore os passos abaixo: 
  
Seja o financiamento de um automóvel no valor de R$ 15.000,00. A entrada de 30% será dada e o restante será pago em 24 parcelas de R$ 620,00. Encontre a taxa mensal de juros. 
 
PressioneVisor
f CLEAR FIN(mantido)
15000 ENTER15.000,00
30% -10.500,00
PV10.500,00
24 n24,00
620 CHS PMT-620,00
i3,00

 
Antes de digitar o que está acima, verifique se não se encontra no visor a indicação BEGIN , indicadora do modo de financiamento onde a entrada tem o valor das parcelas (não é o caso). Se estiver, pressione as teclas g END . Inicialmente, limpamos os registradores financeiros com as teclas f CLEAR FIN . Depois, introduza o valor do bem, 15.000 e desconte a entrada de 30%. Em seguida, o valor é armazenado no registrador PV . Introduza 24 no registrador , representando o prazo e o valor das parcelas, 620,00, com o sinal negativo, indicando fluxo de caixa de saída (portanto, negativo). Assim, pressione a tecla e finalize o problema, encontrando a taxa de juros de 3% ao mês.